sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Diferença de pronome relativo e conjunção integrante

Função sintática do pronome relativo

Que: retoma coisa ou pessoa

Qual: retoma coisa ou pessoa

Quem: retoma pessoa

Cujo: relação de posse

Onde: retoma lugar

Quando: retoma tempo

O pronome relativo retoma o nome anterior. Assim, para melhor compreender, re-escrevi a oração adjetiva logo abaixo da oração original e, onde havia o pronome relativo, foi colocada a palavra anterior entre parênteses.

O homem, que é um ser racional, aprende com seus erros – sujeito

(o homem) é um ser racional

sujeito


Os trabalhos que faço me dão prazer - objeto direto

faço (trabalhos)

objeto direto


Os filmes a que nos referimos são italianos - objeto indireto

Referimo-nos (aos filmes)

objeto indireto


O homem rico que ele era hoje passa por dificuldades - predicativo do sujeito

ele era (rico)

predicativo do sujeito


O filme a que fizeram referência foi premiado - complemento nominal

Fizeram referência (ao filme)

complemento nominal


O filme cujo artista foi premiado não fez sucesso - adjunto adnominal

O artista (do filme) foi premiado

adjunto adnominal

Obs.: “cujo artista” é sujeito, sendo que “artista” é o núcleo e “cujo” é adjunto adnominal


O bandido por quem fomos atacados fugiu - agente da passiva

fomos atacados (pelo bandido)

agente da passiva


A escola onde estudamos foi demolida - adjunto adverbial de lugar

Estudamos (na escola)

adjunto adverbial de lugar


1. Compare as regências das orações substantivas e das adjetivas.

a) Importante é aquilo de que não se pode fugir.

b) É importante que você busque seus objetivos.

c) Urge que o Brasil distribua melhor a renda.

d) Convém que ele venha.

e) A mim convém aquilo de que gostas.

f) Consideraram que o trabalho foi ruim.

g) Consideraram o trabalho que teve maior nota.

h) Eles necessitaram de que nós os ajudássemos.

i) Eles necessitaram da ajuda à qual nos referimos.

j) Eles tiveram necessidade de que os ajudassem.

k) Eles tiveram necessidades as quais nunca tivemos.

l) A verdade é que precisamos muito de estudo.

m) Verdade é aquilo de que o Brasil sempre necessitou na política.


2. Verifique se as frases estão corretas.

a) As pessoas a quais sempre obedeci são extremamente falsas.

b) A mala cujo a chave perdi está no guarda-volumes.

c) O caso o qual estamos estudando ocorreu em São Paulo.

d) A empresa cujos os funcionários conversei ontem deflagrarão a greve.

e) Os funcionários da empresa de quem se falou ontem deflagrarão a greve.

f) Os funcionários da empresa com o qual conversei ontem deflagrarão a greve.

g) Vivemos uma época muito difícil, onde a violência impera.

h) A cidade onde nasci fica no Vale do Paraíba.

i) A casa em que cheguei era magnífica.

j) O jogo ao qual assisti foi disputadíssimo.

k) A vendedora que discuti foi muito mal-educada.

l) Os relatórios do caso que aspiro desapareceu da pasta.

m) Renato encontrou as irmãs de quem confiamos.

n) A pessoa a quem eles dedicaram a vitória também foram vencedores.

o) A empresa perante cujo gerente testemunhei faliu.

p) A causa pela qual luto é nobilíssima.

q) O poeta sobre cujos livros conversamos ontem está em Londrina.

r) Os livros a cujas páginas me referi esclarecem complexos tópicos.

s) O bairro por onde caminhei não proporciona segurança.

t) O bairro aonde moro não proporciona segurança.


3. Aponte a diferença semântica:

Os homens cujos princípios não são sólidos acabam se corrompendo.

Os homens, cujos princípios não são sólidos, acabam se corrompendo.

O time que não treina não consegue ganhar uma partida.

O time, que não treina, não consegue ganhar uma partida.

O país que não cuida da educação como prioridade não desenvolve seu potencial.

O país, que não cuida da educação como prioridade, não desenvolve seu potencial.


Respostas

1.

a) Importante é aquilo de que não se pode fugir. (oração subordinada adjetiva – “de que” é objeto indireto)

b) É importante que você busque seus objetivos. (oração subordinada substantiva subjetiva)

c) Urge que o Brasil distribua melhor a renda. (oração subordinada substantiva subjetiva)

d) Convém que ele venha. (oração subordinada substantiva subjetiva)

e) A mim convém aquilo de que gostas. (oração subordinada adjetiva – “de que” é objeto indireto)

f) Consideraram que o trabalho foi ruim. (oração subordinada substantiva objetiva direta)

g) Consideraram o trabalho que teve maior nota. (oração subordinada adjetiva – “que” é sujeito)

h) Eles necessitaram de que nós os ajudássemos. (oração subordinada substantiva objetiva indireta)

i) Eles necessitaram da ajuda à qual nos referimos. (oração subordinada adjetiva – “à qual” é objeto indireto)

j) Eles tiveram necessidade de que os ajudassem. (oração subordinada substantiva completiva nominal)

k) Eles tiveram necessidades as quais nunca tivemos. (oração subordinada adjetiva – “as quais” é objeto direto)

l) A verdade é que precisamos muito de estudo. (oração subordinada substantiva predicativa)

m) Verdade é aquilo de que o Brasil sempre necessitou na política. (oração subordinada adjetiva – “de que” é objeto indireto)


2.

a) As pessoas a quais sempre obedeci são extremamente falsas.

b) A mala cuja chave perdi está no guarda-volumes.

c) O caso o qual estamos estudando ocorreu em São Paulo.

d) A empresa com cujos funcionários conversei ontem deflagrará a greve.

e) Os funcionários da empresa de quem se falou ontem deflagrarão a greve.

f) Os funcionários da empresa com os quais conversei ontem deflagrarão a greve.

g) Vivemos uma época muito difícil, em que a violência impera.

h) A cidade onde nasci fica no Vale do Paraíba.

i) A casa a que cheguei era magnífica.

j) O jogo ao qual assisti foi disputadíssimo.

k) A vendedora com quem discuti foi muito mal-educada.

l) Os relatórios do caso a que aspiro desapareceram da pasta.

m) Renato encontrou as irmãs em quem confiamos.

n) A pessoa a quem eles dedicaram a vitória também foi vencedora.

o) A empresa perante cujo gerente testemunhei faliu.

p) A causa pela qual luto é nobilíssima.

q) O poeta sobre cujos livros conversamos ontem está em Londrina.

r) Os livros a cujas páginas me referi esclarecem complexos tópicos.

s) O bairro por onde caminhei não proporciona segurança.

t) O bairro onde moro não proporciona segurança.


3.

Os homens cujos princípios não são sólidos acabam se corrompendo.

Os homens, cujos princípios não são sólidos, acabam se corrompendo.

No primeiro período, a oração subordinada adjetiva restritiva sublinhada acima transmite a ideia de que somente os homens que não têm princípios sólidos acabam se corrompendo.

No segundo período, a oração subordinada adjetiva explicativa sublinhada acima (com vírgula) marca que todos os homens acabam se corrompendo.

O time que não treina não consegue ganhar uma partida.

O time, que não treina, não consegue ganhar uma partida.

No primeiro período, se há algum time que não treina, então esse time não consegue ganhar nenhuma partida.

No segundo período, aquele time que eu conheço e se caracteriza por não treinar não consegue ganhar uma partida.

O país que não cuida da educação como prioridade não desenvolve seu potencial.

O país, que não cuida da educação como prioridade, não desenvolve seu potencial.

No primeiro período, se há algum país que não cuida da educação como prioridade, então esse país não consegue desenvolver seu potencial.

No segundo período, aquele país que eu conheço e se caracteriza por não cuidar da educação como prioridade não consegue desenvolver seu potencial.


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conjunções coordenativas e subordinativas

CONJUNÇÃO
Chama-se conjunção a palavra invariável que serve para ligar (relacionar, unir) duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Podemos ainda dizer que conjunção é o conectivo oracional, isto é, a palavra que liga orações.
Exemplo:
Estudo porque preciso.
O ignorante vê que o céu é azul.
Estudo e trabalho.
Nesses períodos, os vocábulos porque, que, e são conjunções porque são os conectivos das orações. As conjunções que relacionam termos ou orações de idêntica função gramatical têm o nome de coordenativas.
O tempo e a maré não esperam por ninguém.
Ouvi primeiro e falei depois.
Atenção
As conjunções que ligam duas orações, determinando ou completando o sentido da outra, chamam-se subordinativas.
Exemplo:
Eram três da tarde quando cheguei à casa da namorada.
É necessário que estudem mais.
Observação:
Poderemos compreender facilmente a diferença entre as conjunções COORDENATIVAS e SUBORDINATIVAS quando se comparam construções de orações a construções de nomes.
Observemos os enunciados.
Estudar e trabalhar Estudar ou trabalhar
O estudo e o trabalho O estudo ou o trabalho.
A conjunção coordenativa não se altera com a mudança de construção, pois liga elementos independentes; estabelecendo, entre eles, relação de adição no primeiro caso e de igualdade ou alternância, no segundo.

Observe o seguinte enunciado:
Depois que tiveres trabalhado, podes brincar.
Após o trabalho, o descanso.
Verifica-se a dependência do primeiro elemento ao segundo.
Já no último exemplo, em lugar de conjunção subordinativa (depois que), aparece uma preposição (após), indicando dependência de um termo da oração a outro.

Locução conjuntiva
É reunião, união, agrupamento de duas ou mais palavras com valor de uma conjunção. Exemplos: sempre que, à proporção que, desde que, já que, depois que, sempre que, tantas vezes que, uma vez que, se bem que, ainda que, etc.

1. Conjunção coordenativa
As conjunções COORDENATIVAS podem ser
a) aditivas, b) adversativas, c) alternativas,
d) conclusivas, e) explicativas.

a) Aditivas
Exprimem adições de dois termos ou de duas orações de idêntica função.
São elas : e, nem (= e não)
A conjunção "e" une duas afirmações; "nem' une duas negações.
Maria e José estudam muito.
Ele não estuda, nem trabalha.

Podem-se encontrar também expressões correlativas que dão a noção de adição de ideias:
Ele não só trabalha mas estuda muito.
Ele não só trabalha como estuda muito.

b) Adversativas
Unem dois termos ou duas orações de igual função, dando-lhes uma idéia contrária ou adversa. São elas: mas, todavia, porém, contudo, senão, não obstante, no entanto, entretanto. Exemplo:
Ia ao cinema, mas não tinha companhia.
Pedro falou gritando; contudo, não foi ouvido.
Gosto de violão, porém prefiro violino.
Estudou, todavia não conseguiu aprender.
Iam fazer a partilha, levantou-se, entretanto, uma séria questão.
José tomou cuidado, não obstante, coitado, caiu.

Observações:
a) Vez ou outra é encontrado registro em textos de concurso da conjunção que como coordenada adversativa; esse uso é facilmente identificado pelo sentido opositivo das orações. Veja:
Peça isso a outra pessoa, que não a mim.
b) Também se observa a conjunção aditiva “e” unindo duas orações de valor opositivo; assim, torna-se coordenada adversativa:
O gerente trabalha duas vezes mais que o patrão, e não ganha a metade dele.

c) Alternativas
Os dois termos ou duas orações de sentido distinto ligam-se indicando ou exprimindo alternância, escolha. Vêm repetidos ou não.
São elas: ou, ou... ou, já...já. quer...quer, ora...ora, seja...seja, nem...nem.
Exemplo:
Ora brinca, ora estuda.
Um ou outro passará no vestibular.
Ou entra, ou sai.
O malandro ora se aproxima, ora se afasta.
O homem ou a mulher deve trabalhar.
Ele ou você irá.
Ele tem de vir, quer seja hoje, quer seja amanhã.
Ora estudo, ora trabalho.
Quer chova, quer faça sol, sairei.

d) Conclusivas
Ligam orações que exprimem conclusão. São elas: logo, pois (sempre após o verbo e entre vírgulas), portanto, por conseguinte, por isso, assim etc.
Exemplo:
Estes números são primos, logo são divisíveis por si e pela unidade.
Trabalho, portanto tenho dinheiro.
Não trabalhei, por isso não recebi.
Não plantei, por conseguinte não colherei.
Peço-lhe, pois, que me desculpe.
A tarefa é urgente; vamos trabalhar, pois.

e) Explicativas
Ligam orações, sendo que a segunda justifica a primeira de maneira a explicar a idéia contida nela. São elas: que, porque, pois, porquanto, portanto etc.
Exemplo:
Minha filha, não desanime, porquanto você vencerá.
Divirta-se, que a vida é curta.
Dirija o carro com cautela, pois o freio pode falhar.
Divirta-se, porque você precisa recrear-se.
NOTA: Geralmente o verbo vem no Imperativo.

2. Conjunção Subordinativa substantiva
A única conjunção subordinada substantiva é a integrante. Ela inicia oração subordinada com valor de substantivo.
Não quero que você volte. Nesse exemplo, a oração iniciada pela conjunção integrante “que” tem valor substantivo de objeto direto. (Tudo isso será visto na função sintática das orações.)
As conjunções integrantes são: que (na afirmação certa) e se (na afirmação hipotética.
Toda oração iniciada pela conjunção integrante pode ser substituída pela palavra “isso/essa”:
É provável que ele saiba do assunto. (Isso é provável.)
A verdade é que o mundo dá voltas. ( A verdade é essa.)
Não sei se ela voltará. (Não sei isso.)

3. Conjunções subordinativas adverbiais
São elas: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.
a) As conjunções causais: exprimem uma causa.
São elas: porque, como (=porque; quando estiver antes da oração principal), já que, uma vez que, visto que, visto como, pois que, por isso que, porquanto, pois, etc.
Exemplo:
Não fico porque não posso.
Estudo visto que preciso.
Não poderei vir, porquanto neste dia estarei em reunião.
Como chegasse gente, fugiram os assaltantes do banco.
Não fui admitido, na medida em que seus documentos não estavam em ordem.

b) As conjunções comparativas: introduzem orações que estabelecem comparação em relação àquela que é denominada de principal. Ou serve para exprimir idéia de comparação entre dois elementos de orações diferentes.
São elas: que, do que (relacionadas a mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (relacionado a tal), quanto (relacionado a tanto), como (relacionado a tal, tão, tanto), como, bem como.
Exemplo:
O inverno é mais agradável que o verão.( é agradável ).
Magda é tão bonita como Lúcia (é bonita).
Magda é tão bonita quanto Lúcia (é bonita).
Pedro é mais alto que você (é alto).
Pedro é mais alto do que você (é alto).
Você é menos alto que eu (sou alto).
Você é menos alto do que eu (sou alto).

NOTA Nos exemplos vistos, encontramos entre parênteses expressões que vêm geralmente subentendidas, por serem comuns em ambas as orações:
Pedro é alto como o pai.
Pedro é alto assim como o pai.
Pedro é alto tal como o pai.
Pedro é alto qual o pai.
Pedro é alto tal qual o pai.
Nada o preocupa tanto como a educação dos filhos.
Nada o preocupa tanto quanto a educação dos filhos.

c) As conjunções concessivas: servem para exprimir idéia de concessão; quer dizer, contraste, oposição. As concessivas introduzem uma oração subordinada que enuncia uma hipótese sugerida ou uma realidade admitida, em oposição ao sentido da oração principal. São elas: ainda que, apesar de que, embora, bem que, posto que, mesmo que, quando mesmo, conquanto, dado que, ainda quando, etc.
Embora chova, sairei.
Continuou falando, embora ninguém o escutasse.
Os bandidos se defenderiam bravamente, ainda quando estivessem desarmados.
Ainda que distribuíssem todos os seus bens, não conseguiriam as suas salvações.
Fizemos bom exame, apesar de que estivéssemos um pouco nervosos.
Conquanto ainda doa, o machucado está sarado.
Mesmo que Maria não esteja aqui, será muito lembrada.
Por mais que estude, pouco aprende.
Por pouco que façam, sempre mostrarão boa vontade.
Posto que sejam tão ricos, nada fazem pelos necessitados.
Convidamos o José para ir conosco, se bem que não possamos oferecer-lhe conforto.

d) As conjunções condicionais: introduzem uma oração subordinada exprimindo condição mediante a qual é realizada a ação enunciada na oração principal. São elas: se, caso, salvo se, uma vez que, contanto que, dado que, desde que, exceto se, a não ser que, a menos que, que, sem que, no caso de.
Irei a Jacaraípe se não chover.
Falará contanto que o ouçam
Se houvesse oportunidade, ajudá-la-ia.
Combinariam não ir, exceto se mandarem condução.
Não aprenderão sem que estude.
Desde que haja justiça, também haverá paz.
Contanto que nos hospede, iremos.
José irá imediatamente, salvo se chover.
"Perfeita também seria a ventura do Belinha , caso o marido não existisse"
(Eduardo Frieiro)

e) As conjunções conformativas: exprimem conformidade de um fato com outro.
São elas: como, conforme, consoante, segundo.
Os meninos vieram conforme prometeram
Os alunos estudaram como desejavam. (Não se confunde com conjunção comparativa, pois não há aqui o verbo subentendido.)
Exteriormente era modesto, segundo convém aos sabedores.
O comparecimento exigido é de dois terços, consoante determinam os estatutos.

f) As conjunções consecutivas: introduzem uma oração subordinada cujo sentido é consequência do pensamento expresso pela oração principal. São elas: que (relacionado com tão, tal, tanto, tamanho), de modo que, de maneira que, de sorte que, de forma que, de tal forma que, de tal jeito que, de tal maneira que.
Choveu tanto que as ruas ficaram alagadas.
Falou tão alto que todos ouviram.
O jogador esforçou-se tanto que desmaiou.
Dei aos alunos todas as explicações, de sorte que já não há motivo para aborrecimentos.
O aluno não estudou, de modo que ficou de recuperação.
A menina chorava de tal modo que ninguém tolerava

Observações:
a) Às vezes, o antecedente não vem mencionado.
A menininha chorava (tanto) que dava pena.
b) As palavras tal, tanto, tão exercem a função sintática de adjunto adnominal ou de adjunto adverbial na oração principal.

g) As conjunções finais: iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade da oração principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que - hoje é raro).
Economizas a fim de que tenhas recursos.
Falta pouco que isto suceda. (que = para que)
Os meninos saíram para que pudessem ver o incêndio.
"Façamos porque o sonho seja agradável e não triste."(porque = para que) (Machado de Assis)

h) As conjunções proporcionais: são aquelas que introduzem uma oração subordinada, mostrando a proporção em que se exercita a ação da oração principal. São elas: à medida que; à proporção que; ao passo que; quanto maior, quanto mais... mais; quanto menor, quanto melhor, quanto mais... tanto mais; quanto mais...menos; quanto mais...tanto menos; quanto menos...menos, etc.
À proporção que se aproximam as provas, os alunos mais estudam.
À medida que os bombeiros agiam, o fogo ia cedendo.
Ao passo que se avizinhava a data do casamento, mais nervosa ela ficava.
Quanto mais se agitava, mais preso no laço ficava.
Quanto mais estudo tanto mais aprendo.

i) As conjunções temporais: são aquelas que introduzem orações que exprimem o tempo da realização do fato expresso na oração principal. São elas: quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (= desde que), enquanto, desde que, senão quando, ao tempo que, ao passo que, agora que, primeiro que.
Antes que o mal cresça, corte-se-lhe a cabeça.
Maria saiu antes que eu lhe entregasse o bilhete.
Quando eu chegar, irei ver-te.
Mal chegou, teve que sair.
"Tio Cosme vivia com minha mãe, desde que ele enviuvou"(Machado de Assis)
O menino saiu depois que ele chegou.
Manelico saiu logo que a noiva chegou.
Dormia enquanto o professor falava...
Manuel brincou até que fosse repreendido
Apenas anoiteceu, saíram todas.

Exercícios
Dê o valor semântico das conjunções:
1. Ora narrava, ora comentava.
2. Não trabalha nem estuda.
3. Ele sempre foi ágil como o pai.
4. Rastejávamos que nem serpentes.
5. Estava feliz pois encontrou a bola.
6. Faço votos que sejas feliz.
7. Volte logo, que vai chover.
8. Tanto lê como escreve.
9. Não o culpo, senão a você.
10. Estava parado feito uma estátua.
11. Maria estuda mais que a irmã.
12. Ele agiu tal qual eu lhe pedira.
13. Doente que estivesse, participaria da maratona.
14. Correu muito, mas não se cansou.
15. É trabalhador, então só pode ser honesto.
16. O gato miou porque pisei seu rabo.
17. Faça sua parte, ou procure outro emprego.
18. Como fazia frio, pegou o agasalho.
19. Fale, nem que seja por um minuto apenas.
20. Falou tão alto que acordou o vizinho.
21. Triste que estava, não quis passear.
22. Gritava que era uma barbaridade.
23. Já que me pediram, vou continuar.
24. Assim que anoiteceu, fomos para casa.
25. Veja se ele já chegou.
26. Falou alto, todavia ninguém escutou.
27. Cheguei quando eles estavam saindo.
28. Fiz tudo conforme me solicitaram.
29. Carlos e Rodrigo são irmãos.
30. Fiz muito esforço, e nada consegui.
31. Não encontrei Sérgio nem Regina.
32. Diga-me se está na hora.
33. Comprarei uma casa ou um apartamento.
34. Não só dá aulas, mas também escreve.
35. Era alto como um poste.
36. Voltou e brincou com o cachorro.
37. Traga o jornal, pois eu quero ler.
38. Queria que todos fossem felizes.
39. Tanto ria como chorava.
40. Leu o livro, e não entendeu nada.
41. Esforcei-me porque tudo desse certo.
42. Mal a casa foi reformada, a família se mudou.
43. Embora gritasse, não foi atendido.
44. A planta secou pois não foi regada.
45. Se forem discretos, agradarão a todos.
46. Era tal seu medo que fugiu.
47. Pediu, mas ninguém atendeu.
48. É mais trabalhador que o tio.
49. Não só pintava, mas também fazia versos.
50. Não somente lavou, como também escovou os cães.
51. Segundo nos contaram, o jogo foi anulado.
52. As árvores cresceram, porém não estão bonitas.
53. Peça isso a outra pessoa, que não a mim.
54. Chegamos com os alimentos, no entanto não estavam com fome.
55. Chegou muito cedo, logo não perdeu o início do espetáculo.
56. Todos foram avisados, portanto não procedem as reclamações.
57. É bom que o problema seja logo resolvido..
58. É bastante cuidadoso; consegue, pois, bons resultados.
59. Estava desanimado, por conseguinte deixou a empresa.
60. Como passou mal, desistiu do passeio.
61. Chorou muito, porque os olhos estão inchados.
62. Choveu durante a madrugada, pois o chão está alagado.
63. Era uma criança estudiosa, porquanto sempre tirava boas notas.
64. Visto que vai chover, sairemos agora mesmo.
65. Explicarei a situação, se isso for importante para todos.
66. Caso me solicitem, escreverei uma nova carta.
67. Você será aprovado, desde que se esforce mais.
68. Sem que digas a verdade, não poderemos prosseguir.
69. Contanto que todos participem da reunião, os projetos serão apresentados.
70. Uma vez que ele tente, poderá alcançar o objetivo.
71. Perderia a condução mesmo que acordasse cedo.
72. Conquanto estivesse com dores, esperou pacientemente.
73. Posto que me tenham convidado com insistência, não quis participar.
74. Por mais que tentem explicar, o caso continua confuso.
75. Sem que tenha grandes virtudes, é adorado por todos.
76. Nada o entristecia tanto quanto o sofrimento de seu povo.
77. Pedro tomou uma decisão consoante determinava a sua consciência.
78. Carlos é inteligente como os pais sempre afirmaram.
79. Eu lhe expliquei tudo, de modo que não há motivos para discussão.
80. Seremos todos felizes à proporção que amarmos.
81. À medida que o tempo passava, crescia a nossa expectativa.
82. O ar se tornava rarefeito ao passo que subíamos a montanha.
83. Quanto mais nos preocuparmos, mais ficaremos nervosos.
84. Quanto menos estudamos, menos progredimos.
85. Quanto maior for o preparo, maior será a oportunidade.
86. Fechou a porta para que os animais não entrassem.
87. Trarei minhas anotações a fim de que você me ajude.
88. Sentiu-se aliviado depois que tomou o remédio.
89. Hoje, que não tenho tempo, chegaram as propostas.
90. Estávamos lá desde que ele começou a lecionar.
91. Enquanto o filho estudava, a mãe fazia comida.
92. Apesar do aviso de perigo, ele resolveu escalar a montanha.
93. Apesar de ventar muito, fomos para a pracinha.
94. Em que pese a vários pedidos do gerente, o caixa não fez serão.
95. Em que pese a ter treinado bem, foi colocado na reserva.
96. Trabalhou a tarde inteira; estava, pois, esgotado.
97. Alterei a programação, como o chefe determinara.
98. Não faça perguntas, porque ele ficará zangado.
99. As frutas caíram porque estavam maduras.
100. Porque meu filho fosse feliz, fui para outra cidade.
101. Fiz aquela declaração uma vez que estava sendo pressionado.
102. Uma vez que mude de hábitos, poderá ser aceito no grupo.
103. Desde que digam a verdade, não haverá problemas.
104. Conheço aquela jovem desde que ela era um bebê.
105. Não será possível o acordo, sem que haja um debate equilibrado.
106. Sem que fizesse muito esforço, foi aprovado no concurso.
107. Ele deve ter chorado, porquanto seus olhos estão vermelhos.
108. Ficamos animados porquanto houve progresso no tratamento.
109. Eles tanto criticam quanto incentivam.
110. Ele se preocupa tanto quanto o médico.
111. Diga tal coisa a outro, que não a ele.
112. Faça as anotações, que você estudará melhor.
113. Nervoso que se encontrava, não conseguiu assinar o documento.
114. Sujo que estivesse, deitaria na poltrona.
115. Ele me fez um sinal que eu não dissesse nada.
116. Agora, que já tomaste o remédio, sairemos.
117. "'Há de sarar mal surja o dia".
118. Quanto mais estudo tanto mais aprendo.
119. Maria e José estudam muito
120. Os meninos chegaram, e os adultos compreenderam.
121. Quanto mais se agitava, mais preso no laço ficava.
122. A menina chorava de tal modo que ninguém tolerava.
123. Pretendo ir logo que me chame.
124. O professor era tão rigoroso, que nos desanimou.
125. Ele não estuda nem trabalha.
126. Pedro não falou, nem ouviu.
127. Hei de lutar enquanto tiver forças.
128. Ia ao cinema, mas não tinha companhia.
130. Pedro falou gritando, contudo, não foi ouvido.
131. Gosto de violão, porém prefiro violino.
132. Estudou, todavia não conseguiu aprender.
133. José tomou cuidado, não obstante, coitado, caiu.
134. "A lua de tua poesia é triste, mas pura"
135. Os meninos saíram para que pudessem ver o incêndio.
136. Ora brinca, ora estuda.
137. Um ou outro passará no vestibular.
138. Ou entra, ou sai.
139. O malandro ora se aproxima, ora se afasta.
140. Menino ou menina sabe mais
141. Falava à medida que ia andando.
142. O homem ou a mulher deve trabalhar.
143. Ele tem de vir, quer seja hoje, quer seja amanhã.
144. Ele ou você irá.
145. Ora estudo, ora trabalho.
146. Quer chova, quer faça sol, sairei.
147. Eu estudo, logo sei.
148. Quando o vejo, lembro-me do que me pediu.
149. Penso, logo existo.
150. Trabalho, portanto tenho dinheiro.
151. Não trabalhei, por isso não recebi.
152. Não plantei, por conseguinte não colherei.
153. Peço-lhe, pois, que me desculpe.
154. Vocês trabalharam, portanto devem receber.
155. A tarefa é urgente, vamos trabalhar, pois.
156. Minha filha, não desanime, porquanto você vencerá.
157. "Não chores, que a vida é luta renhida.”
158. Divirta-se, que a vida é curta
159. Dirija o carro com cautela, pois o freio pode falhar.
160. Divirta-se, porque você precisa recrear-se.
161. Não chore, pois a vida nada vale.
162. Não fico porque não posso.
163. Se houvesse oportunidade, ajudá-la-ia.
164. Estudo porque preciso.
165. Como chegasse gente, fugiram os assaltantes do banco.
166. Irei a Jacaraípe se não chover.
167. Contanto que nos hospede, iremos.
168. Dormia enquanto o professor falava...
169. Não poderei vir, porquanto neste dia estarei em reunião.
170. Antes que o mal cresça, corte-se-lhe a cabeça.
171. Manelico saiu logo que a noiva chegou.
172. O inverno é mais agradável que o verão.
173. "Era tarde quando ele saiu." (G.França de Lima)
174. Os alunos estudaram como desejavam.
175. Economiza a fim de que tenhas recursos.
176. Magda é tão bonita como Lúcia.
177. Manuel brincou até que fosse repreendido.
178. Apenas anoiteceu, saíram todas.
179. Aprendi à proporção que lia o livro.
180. Não aprenderão sem que estude.
181. Magda é tão bonita quanto Lúcia.
182. "Já era bastante tarde, quando ele voltou".
183. Seja tudo como Deus quiser.
184. Pedro é mais alto que você.
185. Falará contanto que o ouçam.
186. Pedro é mais alto do que você.
187. Você é menos alto que eu.
188. Embora chova, sairei.
189. Choveu tanto que as ruas ficaram alagadas.
190. A menininha chorava (tanto) que dava pena.
191. Você é menos alto do que eu.
192. O menino saiu depois que ele chegou.
193. Reclamou a fim de que o atendessem.
194. Falou tão alto que todos ouviram.
195. Estuda para que aprendas.
196. Mal chegou, teve que sair.
197. Sem que estude, não tirará proveito.
198. "Tudo faremos para que saia uma coisa decente.”
199. Quando chegar, irei ver-te.
200. Falta pouco que isto suceda.
201. Apresente-se quando chegar.
202. Os meninos vieram conforme prometeram.
203. Fizeram-lhe sinal para que não insistisse.
204. Mal o avistaram, foram dar parte ao comandante.
205. João é mais estudioso que vadio.
206. Maria saiu antes que eu lhe entregasse o bilhete.
207. Pedro é alto como o pai.
208. Seu concurso foi tal qual eu esperava.
209. José irá imediatamente, salvo se chover.
210. Desde que haja justiça, também haverá paz.
211. Ganhariam mais se trabalhassem comigo.
212. O jogador esforçou-se tanto que desmaiou.
213. As coisas se passaram conforme prevíamos.
214. Por mais que estude, pouco aprende.
215. Nada o preocupa tanto como a educação dos filhos.
216. Mesmo que Maria não esteja aqui, será muito lembrada.
217. À medida que os bombeiros agiam, o fogo ia cedendo.
218. Nada o preocupa tanto quanto a educação dos filhos.
219. Ele terá de arrepender-se, pois isso é a consequência do feito.
220. O guarda seguiu a posta conforme José determinou.
221. Combinariam não ir, exceto se mandarem condução.
222. Por pouco que façam, sempre mostrarão boa vontade.
223. Continuou falando, embora ninguém o escutasse.
224. Conquanto ainda doa, o machucado está sarado.
225. O aluno não estudou, de modo que ficou de recuperação.
226. À medida que a idade chega, a nossa experiência aumenta.
227. Os bandidos defender-se-iam bravamente, ainda quando estivessem desarmados.
228. Estes números são primos, logo são divisíveis por si e pela unidade.
229. Ainda que distribuíssem todos os seus bens, não conseguiriam só por isso as suas salvações.
230. Fizemos bom exame, apesar de que estivéssemos um pouco nervosos.
231. Iam fazer a partilha, levantou-se, entretanto, uma séria questão.
232. Posto que sejam tão ricos, nada fazem pelos necessitados.
233. Não fui admitido, visto que seus documentos não estavam em ordem.
234. Convidamos o José para ir conosco, se bem que não possamos oferecer-lhe conforto.
235. "Perfeita também seria a ventura do Belinha , caso o marido não existisse".
236. Exteriormente era modesto, segundo convém aos sabedores.
237. O comparecimento exigido é de dois terços, consoante determinam os estatutos.
238. Dei aos alunos todas as explicações, de sorte que já não há motivo para aborrecimentos.
239. "Fiquei quieto no quarto para que não suspeitassem de minha presença". (José L. do "Rego)
240. "Façamos porque o sonho seja agradável e não triste." (Machado de Assis)
241. “Tire essa venda, para que aos horrores possas fugir.” (Guimarães Passos)
242. À proporção que se aproximam as provas, os alunos mais e mais estudam.
243. Ao passo que se avizinhava a data do casamento, mais nervosa ela ficava.
244. "Tio Cosme vivia com minha mãe, desde que ele enviuvou." (Machado de Assis)

Respostas das atividades
1. Coordenada alternativa 2. Coordenada aditiva 3. Subordinada adverbial comparativa 4. Subordinada adverbial comparativa 5. Subordinada adverbial causal 6. Subordinada adverbial final 7. Coordenada explicativa 8. Subordinada adverbial comparativa 9. Coordenada adversativa 10. Subordinada adverbial comparativa 11. Subordinada adverbial comparativa 12. Subordinada adverbial comparativa 13. Subordinada adverbial concessiva 14. Coordenada adversativa 15. Coordenada conclusiva 16. Subordinada adverbial causal 17. Coordenada alternativa 18. Subordinada adverbial causal 19. Subordinada adverbial concessiva 20. Subordinada adverbial consecutiva 21. Subordinada adverbial causal 22. Subordinada adverbial consecutiva (pode ser interpretada como conjunção integrante, mudando-se o sentido) 23. Subordinada adverbial causal 24. Subordinada adverbial temporal 25. Subordinada substantiva integrante 26. Coordenada adversativa 27. Subordinada adverbial temporal 28. Subordinada adverbial conformativa 29. Coordenada aditiva 30. Coordenada aditiva com valor adversativo 31. Coordenada aditiva 32. Subordinada substantiva integrante 33. Coordenada alternativa 34. Coordenada aditiva 35. Subordinada adverbial comparativa 36. Coordenada aditiva 37. Coordenada explicativa 38. Subordinada substantiva integrante 39. Subordinada adverbial comparativa. 40. Coordenada aditiva com valor adversativo 41. subordinada adverbial final 42. subordinada adverbial temporal 43. subordinada adverbial concessiva 44. subordinada adverbial causal 45. subordinada adverbial condicional 46. subordinada adverbial consecutiva 47. Coordenada adversativa 48. subordinada adverbial comparativa 49. Coordenada aditiva 50. Coordenada aditiva 51. Subordinada adverbial conformativa 52. Coordenada adversativa 53. Coordenada adversativa 54. Coordenada adversativa 55. Coordenada conclusiva 56. Coordenada conclusiva 57. Subordinada substantiva integrante 58. Coordenada conclusiva 59. Coordenada conclusiva 60. Subordinada adverbial causal 61. Coordenada explicativa 62. Coordenada explicativa 63. Coordenada explicativa ou subordinada adverbial causal (depende do contexto) 64. Subordinada adverbial causal 65. Subordinada adverbial condicional 66. Subordinada adverbial condicional 67. Subordinada adverbial condicional 68. Subordinada adverbial condicional 69. Subordinada adverbial condicional 70. Subordinada adverbial condicional 71. Subordinada adverbial concessiva 72. Subordinada adverbial concessiva 73. Subordinada adverbial concessiva 74. Subordinada adverbial concessiva 75. Subordinada adverbial concessiva 76. Subordinada adverbial comparativa 77. Subordinada adverbial conformativa 78. Subordinada adverbial conformativa 79. subordinada adverbial consecutiva 80. Subordinada adverbial proporcional 81. Subordinada adverbial proporcional 82. Subordinada adverbial proporcional 83. Subordinada adverbial proporcional 84. Subordinada adverbial proporcional 85. Subordinada adverbial proporcional 86. Subordinada adverbial final 87. Subordinada adverbial final 88. Subordinada adverbial temporal 89. Algumas gramáticas classificam como adverbial temporal; mas, na realidade, o “que” é pronome relativo retomando a palavra “hoje”: a oração é subordinada adjetiva explicativa. 90. Subordinada adverbial temporal 91. Subordinada adverbial temporal 92. Locução prepositiva que inicia um adjunto adverbial de concessão (Há apenas um verbo, então apenas uma oração.) 93. Locução prepositiva que inicia uma oração subordinada adverbial de concessão. 94. Locução prepositiva que inicia um adjunto adverbial de concessão (Há apenas um verbo, então apenas uma oração.) 95.Locução prepositiva que inicia uma oração subordinada adverbial de concessão. 96. Coordenada conclusiva 97. Subordinada adverbial conformativa 98. Coordenada explicativa 99. Subordinada adverbial causal 100. Subordinada adverbial final 101. Subordinada adverbial causal 102. Subordinada adverbial condicional 103. Subordinada adverbial condicional 104. Subordinada adverbial temporal 105. Subordinada adverbial condicional 106. Subordinada adverbial concessiva 107. Coordenada explicativa 108. Subordinada adverbial causal 109. Subordinada adverbial comparativa (há também a interpretação de adição) 110. Subordinada adverbial comparativa 111. Coordenada adversativa 112. Coordenada explicativa 113. Subordinada adverbial causal 114. Subordinada adverbial concessiva 115. Subordinada adverbial final 116. Pronome relativo (oração subordinada adjetiva explicativa) 117. Subordinada adverbial temporal 118. Subordinada adverbial proporcional 119. Coordenada aditiva 120. Coordenada aditiva 121. Subordinada adverbial proporcional 122. Subordinada adverbial consecutiva 123. Subordinada adverbial temporal 124. Subordinada adverbial consecutiva 125. Coordenada aditiva 126. Coordenada aditiva 127. Subordinada adverbial temporal 128. Coordenada adversativa 130. Coordenada adversativa 131. Coordenada adversativa 132. Coordenada adversativa 133. Coordenada adversativa 134. Coordenada adversativa 135. Subordinada adverbial final 136. Coordenada alternativa 137. Coordenada alternativa 138. Coordenada alternativa 139. Coordenada alternativa 140. Coordenada alternativa 141. Subordinada adverbial proporcional 142. Coordenada alternativa 143. Coordenada alternativa 144. Coordenada alternativa 145. Coordenada alternativa 146. Coordenada alternativa 147. Coordenada conclusiva 148. Subordinada adverbial temporal 149. Coordenada conclusiva 150. Coordenada conclusiva 151. Coordenada conclusiva 152. Coordenada conclusiva 153. Coordenada conclusiva 154. Coordenada conclusiva 155. Coordenada conclusiva 156. Coordenada explicativa 157. Coordenada explicativa 158. Coordenada explicativa 159. Coordenada explicativa 160. Coordenada explicativa 161. Coordenada explicativa 162. Subordinada adverbial causal 163. Subordinada adverbial condicional 164. Subordinada adverbial causal 165. Subordinada adverbial causal 166. Subordinada adverbial condicional 167. Subordinada adverbial condicional 168. Subordinada adverbial temporal 169. Subordinada adverbial causal 170. Subordinada adverbial temporal 171. Subordinada adverbial temporal 172. Subordinada adverbial comparativa 173. Subordinada adverbial temporal 174. Subordinada adverbial conformativa 175. Subordinada adverbial final 176. Subordinada adverbial comparativa 177. Subordinada adverbial temporal 178. Subordinada adverbial temporal 179. Subordinada adverbial proporcional 180. Subordinada adverbial condicional 181. Subordinada adverbial comparativa 182. Subordinada adverbial temporal 183. Subordinada adverbial conformativa 184. Subordinada adverbial comparativa 185. Subordinada adverbial condicional 186. Subordinada adverbial comparativa 187. Subordinada adverbial comparativa 188. Subordinada adverbial concessiva 189. Subordinada adverbial consecutiva 190. Subordinada adverbial consecutiva 191. Subordinada adverbial comparativa 192. Subordinada adverbial temporal 193. Subordinada adverbial final 194. Subordinada adverbial consecutiva 195. Subordinada adverbial final 196. Subordinada adverbial temporal 197. Subordinada adverbial condicional 198. Subordinada adverbial final 199. Subordinada adverbial temporal 200. Subordinada adverbial finalidade 201. Subordinada adverbial temporal 202. Subordinada adverbial conformativa 203. Subordinada adverbial final 204. Subordinada adverbial temporal 205. Subordinada adverbial comparativa 206. Subordinada adverbial temporal 207. Subordinada adverbial comparativa 208. Subordinada adverbial comparativa 209. Subordinada adverbial concessiva 210. Subordinada adverbial condicional 211. Subordinada adverbial condicional 212. Subordinada adverbial consecutiva 213. Subordinada adverbial conformativa 214. Subordinada adverbial concessiva 215. Subordinada adverbial comparativa 216. Subordinada adverbial concessiva 217. Subordinada adverbial proporcional 218. Subordinada adverbial comparativa 219. Coordenada explicativa 220. Subordinada adverbial conformativa 221. Subordinada adverbial condicional 222. Subordinada adverbial concessiva 223. Subordinada adverbial concessiva 224. Subordinada adverbial concessiva 225. Subordinada adverbial consecutiva 226. Subordinada adverbial proporcional 227. Subordinada adverbial concessiva 228. Coordenada conclusiva 229. Subordinada adverbial concessiva 230. Subordinada adverbial concessiva 231. Coordenada adversativa 232. Subordinada adverbial concessiva 233. Subordinada adverbial causal 234. Subordinada adverbial concessiva 235. Subordinada adverbial condicional 236. Subordinada adverbial conformativa 237. Subordinada adverbial conformativa 238. Subordinada adverbial consecutiva 239. Subordinada adverbial final 240. Subordinada adverbial final 241. Subordinada adverbial final 242. Subordinada adverbial proporcional 243. Subordinada adverbial proporcional 244. Subordinada adverbial temporal

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DIFERENÇA ENTRE ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL


DIFERENÇA ENTRE ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

Há nomes que, por não terem sentido completo, exigem um termo para completá-los. Esse termo é chamado complemento nominal e inicia-se sempre por preposição.

Exemplos: Impedimos a derrubada da mata.

derrubada: nome incompleto (substantivo)

da mata: complemento nominal

Você é igual a ele.

igual: nome incompleto (adjetivo)

a ele: complemento nominal

Todos tiveram medo do ladrão.

medo: nome incompleto (substantivo)

do ladrão: complemento nominal

Obs.: O adjunto adnominal pode, às vezes, ser iniciado por preposição.

Exemplo: A casa de madeira caiu.

O complemento nominal sempre é iniciado por preposição. Isso pode gerar, em certas frases, sérias dúvidas quanto à função do termo em estudo. Assim, quando um termo estiver se referindo a um nome e estiver iniciado por preposição, ele será ou adjunto adnominal ou complemento nominal. Para distinguir um do outro, é conveniente usar, como critério auxiliar da análise, as orientações seguintes:

Principais diferenças entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.

1.ª diferença:

O adjunto adnominal só se refere a substantivos (tanto concretos como abstratos).

O complemento nominal refere-se a substantivos (só abstratos), a adjetivos e a advérbios.

2.ª diferença:

O adjunto adnominal pratica a ação expressa pelo nome a que se refere.

O complemento nominal recebe a ação expressa pelo nome a que se refere.

3.ª diferença:

O adjunto adnominal pode indicar posse.

O complemento nominal nunca indica posse.

Exemplos de aplicação dos critérios acima:

As ruas de terra serão asfaltadas.

ruas: nome (substantivo)

de terra: é adjunto adnominal ou complemento nominal?

Note que “de terra” refere-se ao nome “ruas”, que é um substantivo concreto (considerando a classe gramatical). Pelo 1.º critério, podemos concluir que “de terra” só pode ser adjunto adnominal, pois o complemento nominal não se refere a substantivo concreto.

A rua é paralela ao rio.

paralela: nome (adjetivo)

ao rio: complemento nominal ou adjunto adnominal?

O termo “ao rio” está se referindo a “paralela”, que é um adjetivo (considerando a classe gramatical). Usando o 1.º critério, podemos concluir que “ao rio” só pode ser complemento nominal, já que o adjunto adnominal nunca se refere a adjetivo.

As críticas ao diretor eram infundadas.

críticas: nome (substantivo)

ao diretor: complemento nominal ou adjunto adnominal?

Observe que “críticas” expressa uma ação (ação de criticar). O termo “ao diretor” é que recebe as críticas (o diretor é criticado). Usando o segundo critério, podemos concluir que “ao diretor” é um complemento nominal.

As críticas do diretor eram infundadas.

críticas: nome (substantivo)

Agora, o termo “do diretor” é adjunto adnominal, pois ele pratica a ação expressa pelo nome “críticas”.

COMPLEMENTOS VERBAIS E COMPLEMENTO NOMINAL

COMPLEMENTOS VERBAIS
São elementos substantivos que completam o sentido do verbo. Existem dois tipos:

a) objeto direto - é o complemento que se liga diretamente ao verbo, ou seja, sem o auxílio de preposição. Ex.: Os velhos usam bengala.

Luisinho quebrou dois pratos.

b) objeto indireto - é o complemento que se liga indiretamente ao verbo, isto é, por meio de preposição. Ex.: Edite desconfia de tudo. (de = preposição)

Acredito em Deus. (em = preposição)

O inimigo resistiu ao ataque. (ao = preposição)

O objeto indireto é, enfim, o complemento do verbo transitivo indireto.

Esclarecimentos
O pronome oblíquo o (e variações) só exerce a função de objeto direto; o pronome lhe (e variação) só exerce a função de objeto indireto. Os demais pronomes ora exercem a função de objeto direto, ora a de objeto indireto conforme a transitividade verbal. Ex.: Ninguém me viu. (me = OD; viu = VTD) / Ninguém me obedece (me = OI; Obedece = VTI)

COMPLEMENTO NOMINAL
É o complemento de um nome (substantivo, adjetivo ou um advérbio).

Ex.: Juçara tem certeza da vitória.
“Da vitória” completa o sentido de “certeza”, um substantivo (portanto, um nome), pois quem tem certeza, tem certeza de alguma coisa. Diz-se, então, que “certeza” é um nome de valor relativo. (Possui transitividade.)

Veja outros exemplos:


A sala está cheia de gente. (Cheia = adjetivo de valor relativo)
Tenho saudades de Teresa. (Saudades = susbt. de valor relativo)
Sua casa é longe da escola. (Longe = advérbio de valor relativo)

Diferença entre objeto indireto e complemento nominal
O objeto indireto completo o sentido de verbo; o complemento nominal prende-se a um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), ainda que ambos os termos venham precedidos de preposição. Ex.:
Creio em Deus. (OI) A crença em Deus é necessária. (CN)
Gosto de boas leituras. (OI) O gosto às boas leituras tornou-o sábio. (CN)

EXERCÍCIO

Classifique os termos em negrito em OD (obj. direto), OI (obj. indireto), CN (compl. nominal):
a) Devemos obediência aos superiores. ( )

b) Devemos obedecer aos superiores. ( )
c) Necessito de ajuda. ( )

d) Tenho muita necessidade de ajuda. ( )
e) Prefiro futebol a basquete. ( )

f) Tenho preferência por futebol. ( )
g) Esse animal não ataca o homem. ( )

h) O ataque ao homem só acontece em caso de provocação. ( )
i) Destruíram a vida do rapaz. ( )

j) Foi comentada a destruição da vida do rapaz. ( )
k) Acredito só em milagres. ( )

l) Não dou crédito a milagreiros. ( )
m) Ninguém resiste a temperaturas tão baixas. ( )

n) A resistência a temperaturas tão baixas é incomum. ( )


Respostas: a) CN b) OI c) OI d) CN e) OI f) CN g) OD h) CN i) OD j) CN k) OI l) OI m) OI n) CN