sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Diferença de pronome relativo e conjunção integrante

Função sintática do pronome relativo

Que: retoma coisa ou pessoa

Qual: retoma coisa ou pessoa

Quem: retoma pessoa

Cujo: relação de posse

Onde: retoma lugar

Quando: retoma tempo

O pronome relativo retoma o nome anterior. Assim, para melhor compreender, re-escrevi a oração adjetiva logo abaixo da oração original e, onde havia o pronome relativo, foi colocada a palavra anterior entre parênteses.

O homem, que é um ser racional, aprende com seus erros – sujeito

(o homem) é um ser racional

sujeito


Os trabalhos que faço me dão prazer - objeto direto

faço (trabalhos)

objeto direto


Os filmes a que nos referimos são italianos - objeto indireto

Referimo-nos (aos filmes)

objeto indireto


O homem rico que ele era hoje passa por dificuldades - predicativo do sujeito

ele era (rico)

predicativo do sujeito


O filme a que fizeram referência foi premiado - complemento nominal

Fizeram referência (ao filme)

complemento nominal


O filme cujo artista foi premiado não fez sucesso - adjunto adnominal

O artista (do filme) foi premiado

adjunto adnominal

Obs.: “cujo artista” é sujeito, sendo que “artista” é o núcleo e “cujo” é adjunto adnominal


O bandido por quem fomos atacados fugiu - agente da passiva

fomos atacados (pelo bandido)

agente da passiva


A escola onde estudamos foi demolida - adjunto adverbial de lugar

Estudamos (na escola)

adjunto adverbial de lugar


1. Compare as regências das orações substantivas e das adjetivas.

a) Importante é aquilo de que não se pode fugir.

b) É importante que você busque seus objetivos.

c) Urge que o Brasil distribua melhor a renda.

d) Convém que ele venha.

e) A mim convém aquilo de que gostas.

f) Consideraram que o trabalho foi ruim.

g) Consideraram o trabalho que teve maior nota.

h) Eles necessitaram de que nós os ajudássemos.

i) Eles necessitaram da ajuda à qual nos referimos.

j) Eles tiveram necessidade de que os ajudassem.

k) Eles tiveram necessidades as quais nunca tivemos.

l) A verdade é que precisamos muito de estudo.

m) Verdade é aquilo de que o Brasil sempre necessitou na política.


2. Verifique se as frases estão corretas.

a) As pessoas a quais sempre obedeci são extremamente falsas.

b) A mala cujo a chave perdi está no guarda-volumes.

c) O caso o qual estamos estudando ocorreu em São Paulo.

d) A empresa cujos os funcionários conversei ontem deflagrarão a greve.

e) Os funcionários da empresa de quem se falou ontem deflagrarão a greve.

f) Os funcionários da empresa com o qual conversei ontem deflagrarão a greve.

g) Vivemos uma época muito difícil, onde a violência impera.

h) A cidade onde nasci fica no Vale do Paraíba.

i) A casa em que cheguei era magnífica.

j) O jogo ao qual assisti foi disputadíssimo.

k) A vendedora que discuti foi muito mal-educada.

l) Os relatórios do caso que aspiro desapareceu da pasta.

m) Renato encontrou as irmãs de quem confiamos.

n) A pessoa a quem eles dedicaram a vitória também foram vencedores.

o) A empresa perante cujo gerente testemunhei faliu.

p) A causa pela qual luto é nobilíssima.

q) O poeta sobre cujos livros conversamos ontem está em Londrina.

r) Os livros a cujas páginas me referi esclarecem complexos tópicos.

s) O bairro por onde caminhei não proporciona segurança.

t) O bairro aonde moro não proporciona segurança.


3. Aponte a diferença semântica:

Os homens cujos princípios não são sólidos acabam se corrompendo.

Os homens, cujos princípios não são sólidos, acabam se corrompendo.

O time que não treina não consegue ganhar uma partida.

O time, que não treina, não consegue ganhar uma partida.

O país que não cuida da educação como prioridade não desenvolve seu potencial.

O país, que não cuida da educação como prioridade, não desenvolve seu potencial.


Respostas

1.

a) Importante é aquilo de que não se pode fugir. (oração subordinada adjetiva – “de que” é objeto indireto)

b) É importante que você busque seus objetivos. (oração subordinada substantiva subjetiva)

c) Urge que o Brasil distribua melhor a renda. (oração subordinada substantiva subjetiva)

d) Convém que ele venha. (oração subordinada substantiva subjetiva)

e) A mim convém aquilo de que gostas. (oração subordinada adjetiva – “de que” é objeto indireto)

f) Consideraram que o trabalho foi ruim. (oração subordinada substantiva objetiva direta)

g) Consideraram o trabalho que teve maior nota. (oração subordinada adjetiva – “que” é sujeito)

h) Eles necessitaram de que nós os ajudássemos. (oração subordinada substantiva objetiva indireta)

i) Eles necessitaram da ajuda à qual nos referimos. (oração subordinada adjetiva – “à qual” é objeto indireto)

j) Eles tiveram necessidade de que os ajudassem. (oração subordinada substantiva completiva nominal)

k) Eles tiveram necessidades as quais nunca tivemos. (oração subordinada adjetiva – “as quais” é objeto direto)

l) A verdade é que precisamos muito de estudo. (oração subordinada substantiva predicativa)

m) Verdade é aquilo de que o Brasil sempre necessitou na política. (oração subordinada adjetiva – “de que” é objeto indireto)


2.

a) As pessoas a quais sempre obedeci são extremamente falsas.

b) A mala cuja chave perdi está no guarda-volumes.

c) O caso o qual estamos estudando ocorreu em São Paulo.

d) A empresa com cujos funcionários conversei ontem deflagrará a greve.

e) Os funcionários da empresa de quem se falou ontem deflagrarão a greve.

f) Os funcionários da empresa com os quais conversei ontem deflagrarão a greve.

g) Vivemos uma época muito difícil, em que a violência impera.

h) A cidade onde nasci fica no Vale do Paraíba.

i) A casa a que cheguei era magnífica.

j) O jogo ao qual assisti foi disputadíssimo.

k) A vendedora com quem discuti foi muito mal-educada.

l) Os relatórios do caso a que aspiro desapareceram da pasta.

m) Renato encontrou as irmãs em quem confiamos.

n) A pessoa a quem eles dedicaram a vitória também foi vencedora.

o) A empresa perante cujo gerente testemunhei faliu.

p) A causa pela qual luto é nobilíssima.

q) O poeta sobre cujos livros conversamos ontem está em Londrina.

r) Os livros a cujas páginas me referi esclarecem complexos tópicos.

s) O bairro por onde caminhei não proporciona segurança.

t) O bairro onde moro não proporciona segurança.


3.

Os homens cujos princípios não são sólidos acabam se corrompendo.

Os homens, cujos princípios não são sólidos, acabam se corrompendo.

No primeiro período, a oração subordinada adjetiva restritiva sublinhada acima transmite a ideia de que somente os homens que não têm princípios sólidos acabam se corrompendo.

No segundo período, a oração subordinada adjetiva explicativa sublinhada acima (com vírgula) marca que todos os homens acabam se corrompendo.

O time que não treina não consegue ganhar uma partida.

O time, que não treina, não consegue ganhar uma partida.

No primeiro período, se há algum time que não treina, então esse time não consegue ganhar nenhuma partida.

No segundo período, aquele time que eu conheço e se caracteriza por não treinar não consegue ganhar uma partida.

O país que não cuida da educação como prioridade não desenvolve seu potencial.

O país, que não cuida da educação como prioridade, não desenvolve seu potencial.

No primeiro período, se há algum país que não cuida da educação como prioridade, então esse país não consegue desenvolver seu potencial.

No segundo período, aquele país que eu conheço e se caracteriza por não cuidar da educação como prioridade não consegue desenvolver seu potencial.


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